terça-feira, 17 de maio de 2022

Humanidade

 Se olharmos a história do mundo, desde os primórdios do tempo, veremos que o homem não mudou muito a sua característica de oprimir, colonizar, expandir territórios, escravizar, humilhar, desrespeitar o próximo, não ser empático muito menos simpático. Há sempre o rico ( que são poucos) e os pobres ( o resto), há sempre a não aceitação do progresso do outro, mesmo que não diminua o seu, tem sempre que haver subjugados com salários pífios porque o rico não aceita pagar um justo ao mesmo tempo que só busca aumentar sua riqueza. 

Essa talvez seja a real humanidade. 

A sociedade que queremos e estamos buscando é mais que o homem usufruindo da sua real humanidade, como temos visto até aqui. O que queremos são mulheres e homens justos, tratados também com dignidade e respeito, que possam se alimentar, se manifestar, progredir pelo seu trabalho, que possam também descansar, e viajar pra Disney ser somente uma questão de escolha, não de possibilidade. A humanidade que queremos é utopia, mas que só será alcançada com homens e mulheres de bem, íntegros nas suas escolhas mas nunca se esquecendo do próximo. A humanidade que queremos ainda não existe, porque ainda temos guerras, temos fome, temos doenças e mortes prematuras de mulheres e homens que o único erro talvez seja estar no caminho de uma bala perdida, não ter assistência médica, estar sob ataque de bombas ou ser governados por pessoas que seu objetivo nunca tenha sido a construção de uma humanidade mais humana, mas a manutenção de homens e mulheres menos humanos.

Nova Educação

 Pois é! Querem nos tirar a história, a geografia, a filosofia... Quando se conhece a história, erros cometidos no passado não se repetem, a geografia nos ensina os limites das Nações como país, seus sistemas de governo, sua economia, seu sistema político, a filosofia nos engrandece com o exercicio livre da opinião,  dos valores, dos conceitos da humanidade e acham que tudo isso não tem importância. Ou querem nos tornar idiotas, ou alienados.

Pior que tudo isso é que quem pretende transformar todos em pessoas sem capacidade de pensamento e decisão se mostram verdadeiras bestas humanas, sem capacidade intelectual no mais básico dos conhecimentos. Não conhecem a língua, não conhecem matemática, economia de mercado e por aí vai.

Quando educamos nossos filhos, tentamos criar pessoas de bem, homens e mulheres honrados, sinceros, respeitosos a lei a ao outro, mas também é da mesma importância , pessoas capazes de tomar suas decisões, escolher sua crença ou preferir não ter, escolher a sua profissão e fazer bem, descobrir sua sexualidade, suas competências e seus dons, e nunca transformar em pessoas idiotas ou alienados.

Temos um governo que quer tirar o pouco de cultura que os professores conseguem passar. 

Tratar a educação dessa forma é degradar nossa história, nossa capacidade e nossa possibilidade de uma vida digna com saúde, trabalho e lazer

Dia das Mulheres

 Não foi por acaso!


Não foi por acaso, 

Não foi sem querer,

Não foi por querer,

Foi por luta!


Não foi entregue de mão beijada,

Não foi entregue de graça,

Não foi uma herança,

Foi conquista!


Hoje damos flores,

Mas houve muitas dores!

Muita resistência, muita luta!

Muitas lágrimas e mortes também!


Com as flores reconhecemos sua luta,

Suas conquistas e sua importância.

Mas muito ainda há de se fazer, 

Não só elas, mas todos!


E há que chegar o dia

Quando finalmente serão iguais,

Iguais no amor, no trabalho,

Iguais  e juntos nas conquistas!